Já há imagens da navegação do submarino português no Ártico. Ora veja

Vídeo foi partilhado pela Marinha Portuguesa nas redes sociais.

NotíciaVídeo

© Marinha Portuguesa

Notícias ao Minuto com Lusa
06/05/2024 20:13 ‧ 06/05/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Marinha

A Marinha Portuguesa partilhou nas redes sociais imagens do submarino NRP Arpão a navegar nas águas do Oceano Ártico.

"Envie a sua mensagem de parabéns a toda a guarnição por este momento único", apelou a Marinha na publicação, após o navio se ter tornado no primeiro  submarino português a navegar debaixo do gelo do Ártico.

Pode ver o vídeo na galeria que acompanha esta notícia.

"O NRP Arpão tornou-se, se não no primeiro, num dos muito poucos submarinos convencionais a navegar debaixo do gelo, uma área normalmente reservada aos submarinos de propulsão nuclear. Permaneceu debaixo da placa de gelo num total de cerca de quatro dias, tendo também explorado a operação na Marginal Ice Zone, com grande densidade de gelo solto, zona essa com elevado valor tácito, área em que nenhum outro submarino do ocidente se atreveu a operar, desde a II grande Guerra, com total sucesso"", tinha indicado anteriormente a Marinha em comunicado.

O submarino 'Arpão' partiu da Base Naval de Lisboa no dia 03 de abril, com 36 militares a bordo, para participar na operação 'Brilliant Shield', da Aliança Atlântica. Na ocasião, o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, salientou que a "importância elevada" desta missão por se tratar da primeira vez que um submarino português vai operar "por baixo do gelo Ártico".

Em comunicado, a Marinha indica que em 28 de abril, o 'Arpão' largou do porto de Nuuk, na Gronelândia, "para a realização da Operação ÁRTICO 2024", que contou com a presença a bordo de Gouveia e Melo, "decano dos submarinistas no ativo".

No dia seguinte, passou o "mítico paralelo 66º33'N, que marca a fronteira do Círculo Polar Ártico, algo que à semelhança da passagem do Equador, é uma marca relevante para todos os marinheiros", destaca a Marinha, assinalando que "esta marca ainda não tinha sido alcançada pelos submarinistas portugueses".

O submarino voltou à superfície "em segurança" em 3 de abril e a Marinha salienta que esta foi "uma das maiores aventuras" deste navio até à data.

Leia Também: Arpão é o 1.º submarino português a navegar debaixo do gelo do Ártico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas