Numa altura em que se preveem temperaturas máximas que podem chegar aos 38ºC em alguns distritos, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) divulgou alguns conselhos para quem tenciona ir até à praia.
"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um aumento da temperatura para os próximos dias. Numa eventual deslocação à praia ou zonas costeiras recordamos alguns cuidados de segurança a ter", explica a autoridade numa publicação nas redes sociais.
Assim, deverá "vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto".
Não deve "virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda" e, "caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112".
Sublinhe-se que esta quinta-feira as temperaturas máximas chegam aos 36ºC nos distritos de Beja, Évora e Castelo Branco. Para amanhã, sexta-feira, estão previstos 38ºC em Évora e Santarém. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Beja, Santarém e Portalegre estão, desde as 12h00 hoje, sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Também a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou vários conselhos, na quarta-feira, face ao aumento das temperaturas, recomendando a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor e aconselhando a população a procurar ambientes frescos e arejados, ou climatizados.
Recomenda igualmente a população a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, assim como a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00.
A Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor na sequência da previsão pelo IPMA da subida das temperaturas a partir de quinta-feira, com máximas que podem chegar aos 38 graus.
Lusa | 07:29 - 29/05/2024
O uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta e evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior, são outras das medidas de proteção adicionais recomendadas.
A DGS recomenda ainda que se escolha as horas de menor calor para viajar de carro e pede "atenção especial" aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Leia Também: Mudanças climáticas não deixam nenhuma zona a salvo de calor extremo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com