Dois agentes da Polícia Municipal de Lisboa surgem num vídeo que se tornou viral nas redes sociais e onde se assiste à agressão de um condutor de um tuk-tuk. Inquirida, a autoridade alega que os agentes filmados "foram constantemente desafiados e desautorizados" após alertarem para uma situação de estacionamento irregular, tendo a situação sido remetida para o Ministério Público (MP). Sem fazer referência às agressões, a Polícia Municipal confirma ainda que foi aberto um inquérito disciplinar para "apurar responsabilidades".
De notar que a situação ocorreu ao fim da tarde de quinta-feira, 30 de maio, na zona do Terreiro do Paço, e envolveu uma patrulha da Divisão de trânsito da Polícia Municipal de Lisboa.
Nas redes sociais começou a ser divulgado um vídeo, que gerou indignação entre os utilizadores, e que mostra um dos agentes a correr na direção de um condutor, que fala com outro agente, dando-lhe uma cabeçada e empurrando-o.
Outras pessoas, que veem a situação, acabam por se insurgir e alertam que estão a gravar, enquanto os agentes explicam que o veículo "não pode" ficar naquela zona. A conversa continua e o agente que já havia agredido o motorista, volta a agredi-lo, já depois de o terem empurrado.
Em resposta ao Notícias ao Minuto, o Gabinete de Apoio ao Comandante da Polícia Municipal de Lisboa confirmou o incidente, referindo que, ao circular na artéria Ribeira das Naus, "deparou-se com diversas viaturas tuk-tuk estacionadas sobre o passeio, junto à passadeira no Cais das Colunas, em estacionamento irregular prejudicando a livre e normal circulação de peões e de viaturas automóveis".
"Foi pedido aos condutores dos respetivos tuk-tuk que se encontravam em infração, para a necessidade de serem retiradas as viaturas daquele local. Dois dos condutores mostraram-se mais relutantes, ignorando a presença dos polícias e a ordem que lhes havia sido dada e repetida por diversas vezes", alega.
Segundo a Polícia Municipal, "um dos infratores, mantendo uma postura de não colaboração, tornou-se agressivo e continuou a desobedecer aos agentes apesar das inúmeras advertências sobre a ilicitude do seu comportamento".
"Os agentes da Polícia Municipal foram constantemente desafiados e desautorizados tendo, por este motivo, sido elaborado um Auto de Notícia e que já foi encaminhado para o Ministério Público", informa.
Sobre o vídeo, a Polícia Municipal não faz qualquer referência às agressões, mas confirma que teve conhecimento do mesmo, adiantando que "foram acionados os mecanismos disciplinares aplicáveis neste contexto no sentido do apuramento de responsabilidades".
Polícia dá duas cabeçadas a condutor de TukTuk em Lisboa pic.twitter.com/Er4kP5itAT
— Bilbia mt engarsada (@BilbiaOfissial) May 30, 2024
Leia Também: Detido 26 anos após crime? PJ deslindou caso por namorada contar a amiga