Calor regressa esta semana, mas com "diferenças regionais significativas"

Segundo o IPMA, "haverá diferenças ao longo da semana, com o dia mais quente a ocorrer na segunda-feira".

Notícia

© Luis Boza/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
23/06/2024 08:35 ‧ 23/06/2024 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

O calor vai voltar já este fim de semana e deverá prolongar-se ao longo da próxima semana, atingindo "valores da temperatura do ar próximos do normal para a época do ano", de acordo com a previsão do estado de tempo para a semana entre 24 de junho e 1 de junho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, "haverá diferenças ao longo da semana, com o dia mais quente a ocorrer na segunda-feira", mas as "diferenças regionais serão significativas".

Por exemplo, as regiões no interior a sul do Tejo deverão atingir temperaturas máximas superiores a 35ºC, mas no interior a norte do Tejo esperam-se temperaturas máximas entre os 25ºC e os 33ºC. Os "valores acima de 30ºC ocorrerão na região de Castelo Branco, Ribatejo e em alguns locais do vale do Douro". 

Já na parte mais ocidental do território, a temperatura máxima deverá ter valores inferiores a 30°C, devendo ser inferiores a 25°C no litoral a norte de Lisboa. 

Também a temperatura mínima terá "algumas diferenças", atingindo valores entre os 12ºC e os 16ºC no interior das regiões Norte e Centro e entre os 15ºC e 20ºC na região Sul.

Segundo explica o IPMA, "estas diferenças regionais da temperatura estão associadas ao regime do vento" devido a um anticiclone dos Açores que se irá intensificar "em direção ao norte da Península Ibérica".

Este anticiclone com uma "depressão térmica, centrada na região de Madrid", irá provocar uma "corrente de norte forte sobre o território do Continente". "Assim, na próxima semana, no litoral oeste e também no Barlavento Algarvio, o vento soprará em regime de nortada forte - vento de norte ou noroeste, soprando forte no período da tarde e início da noite", lê-se em comunicado.

Por último, poderá contar com céu "em geral limpo no interior", mas é provável a "ocorrência temporária de nebulosidade no litoral oeste". Não deverá também chover, pelo menos em "quantidades significativas"

Leia Também: Portugal a 'amarelo' devido à chuva e trovoada (mas há uma exceção)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas