As crianças e jovens que aguardavam consulta ou tratamento no Pavilhão Lions, integrado no serviço de pediatria no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, receberam, na quinta-feira, uma visita especial de vários cães.
Segundo o IPO de Lisboa, a Guarda Nacional Republicana (GNR) foi responsável por "proporcionar uma manhã diferente", levando "quatro patudos, de diferentes tamanhos, para interagir com as crianças", além de um "quarteto de cordas para um momento musical".
Assim, na quarta-feira, a Lusa, a Olga, o Chico e o Lucky Luke foram "as grandes estrelas" e "fizeram demonstrações de agilidade e busca, recebendo em troca alguns biscoitos em muitas festas das crianças".
"Trouxemos os nossos binómios cinotécnicos (equipa militar-cão). Estes são cães de interação, muito habituados a lidar com crianças. E também quisemos proporcionar um momento musical – com um quarteto de cordas -, porque a música é a forma mais bonita de aproximar as pessoas", disse a Tenente-Coronel Mafalda Almeida, chefe da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, citada pelo IPO de Lisboa.
Segundo a responsável, um dos objetivos da GNR "é garantir a proximidade com todas as pessoas, sobretudo as que estão mais vulneráveis". Por isso, tratou-se de uma visita "especial", uma vez que "existem pessoas de todas as idades que precisam de um bocadinho de motivação".
[Notícia atualizada às 10h21 de 28/06/2024]
Leia Também: Melhorar juntas médicas e tempos de espera são "imperativos nacionais"