Lince do deserto em cativeiro apreendido na Madeira. Mulher identificada

Os militares apuraram que "uma mulher, de 38 anos, detinha um animal de espécie protegida em situação ilegal, motivo que levou à sua apreensão".

Notícia

© GNR

Notícias ao Minuto
04/07/2024 17:38 ‧ 04/07/2024 por Notícias ao Minuto

País

GNR

Uma mulher, de 38 anos, foi identificada pela Guarda Nacional Republicana (GNR) por ter um "animal de espécie protegida em situação ilegal", no concelho do Funchal, na Madeira. O animal em causa, um lince do deserto, foi apreendido. 

Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a autoridade referiu que através da Secção de Investigação Criminal (SIC), em colaboração com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), levou a cabo uma ação com o "objetivo da proteção de espécies da vida selvagem com o intuito de prevenir, detetar e reprimir situações de tráfico, exploração, comercialização e detenção de espécies protegidas em cativeiro".  

Durante a ação, os militares apuraram que "uma mulher, de 38 anos, detinha um animal de espécie protegida em situação ilegal, motivo que levou à sua apreensão".

A suspeita foi identificada e foi "elaborado um auto de contraordenação por detenção de espécie de detenção proibida, constante no Anexo B-II da Convenção CITES, nos termos da Portaria n.º 86/2018 de 27MAR".

Na nota, a GNR frisou que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus tratos ou abandono". 

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Leia Também: Preventiva para homem que furtava residências há dois meses em Vila Real

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas