Na Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, 47 alunos tiveram 20 valores no exame nacional de Matemática A e 28 estudantes chegaram aos 19 valores.
De acordo com uma reportagem da SIC Notícias, que foi ao estabelecimento falar com alguns alunos que se encontram entre a longa lista, a razão para o sucesso está no equilíbrio entre a escola e a vida social.
Em declarações ao canal, Lisa Pinheiro, Catarina Viegas e Rodrigo Abel consideraram que a harmonia entre esse dois aspetos é um dos pontos fulcrais para conseguir obter esses resultados.
Isto porque os três viajaram através do programa Erasmus, ao mesmo tempo que construíam uma média de 20 valores. "É uma época de aprendizagem, é uma época onde nós nos conhecemos e conhecemos os que estão à nossa volta também. É conseguir conciliar essas coisas todas e também nós estamos a crescer e por isso sim é o equilíbrio", afirmou Lisa.
Recorde-se que 22.987 estudantes que tiveram, pelo menos, um 20 no ano letivo de 2022/2023, segundo uma análise da Lusa às classificações internas atribuídas às disciplinas do 11.º e 12.º anos dos cursos científico-humanísticos.
As cinco escolas com mais "20" situam-se no norte do país, tendo todas mais de 480 notas máximas atribuídas: A Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, surge no topo da lista (548), seguindo-se as secundárias Carlos Amarante, em Braga (523), a Escola Secundária de Penafiel (497), Escola Secundária de Fafe (494) e a Francisco de Holanda, em Guimarães (482).
Seguem-se outros 10 estabelecimentos de ensino no norte com mais de 300 alunos com nota máxima, sendo preciso descer até ao 16.º lugar da tabela para encontrar uma escola mais a sul: a Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, atribuiu 20 valores a 288 vintes.
Leia Também: Notas dos exames feitos por 156 mil alunos do secundário divulgados hoje