Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Mergulhadores da Marinha integram missão internacional da NATO

Missão começa esta sexta-feira e vai durar até 5 de outubro.

Notícias ao Minuto

23:44 - 19/07/24 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

Uma equipa de mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º 3 da Marinha Portuguesa inicia, esta sexta-feira, uma missão internacional da NATO que vai durar até 5 de outubro.

 

A cerimónia de despedida realizou-se, quinta-feira, na Esquadrilha de Subsuperfície, na Base Naval de Lisboa, e foi presidida pelo Comandante Naval, vice-almirante Nuno Chaves Ferreira.

Em comunicado, a Marinha explica que a equipa em questão é constituída por quatro militares e comandada pelo primeiro-tenente Hugo Almeirim Bravo.

Estarão a bordo de um navio da marinha da Letónia durante a missão 'Standing NATO Mine Countermeasures Group 1'.

A equipa será empenhada em "exercícios e operações de guerra de minas", sendo que esta Força Nacional Destacada "encontra-se também pronta para um eventual emprego operacional no âmbito do cumprimento dos compromissos internacionais assumidos por Portugal no quadro da NATO" e irá "contribuir para garantir a liberdade de navegação e liberdade de ação no Mar Báltico, promovendo a segurança marítima".

Essa missão passará, principalmente por participar nas "operações de inativação de minas e de engenhos explosivos em ambiente submarino".

"Durante todo o período da missão, está previsto ainda a equipa de mergulhadores participar em vários exercícios internacionais no âmbito da NATO, o que permitirá em paralelo certificar os militares nas áreas do mergulho profundo, na inativação de minas e de engenhos explosivos em ambiente submarino e na operação de sistemas não tripulados a grandes profundidades", lê-se na mesma nota informativa.

Nela, a Marinha recorda que contribui desde 2018, no âmbito das 'Assurance Measures' para aquela região, "com o empenhamento de equipas de mergulhadores constituídas por 4 militares, que antes da sua projeção recebem um plano de treino e de formação específico por forma a estarem aptos a integrarem este tipo de missões no Mar Báltico".

Pode ver algumas fotografias da cerimónia de despedida na galeria acima.

Leia Também: Marinha acompanha passagem de corveta russa nas águas dos Açores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório