Dois homens foram resgatados, este sábado, após se sentirem mal na ilha da Berlenga, Peniche. Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), uma das vítimas entrou em paragem cardiorrespiratória e a outra apresentava sinais de hipertensão.
O alerta para o primeiro resgate médico foi dado pelas 12h15, a dar conta de que "um homem, de 47 anos, entrou em paragem cardiorrespiratória enquanto praticava mergulho".
Para o local, foram ativados tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, elementos da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, dos Bombeiros Voluntários de Peniche e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.
Já no local, constatou-se que a vítima "já tinha sido assistida" pelos bombeiros e que a "paragem cardiorrespiratória tinha sido revertida". No entanto, o homem encontrava-se ainda com dificuldades respiratórias e com dores no peito e retirado para Peniche para ser transportado para uma unidade hospitalar.
Pelas 14h00 foi dado outro alerta para "um resgate médico de um homem, de 55 anos, que apresentava sintomas de hipertensão", tendo sido também ativados tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche, elementos da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, dos Bombeiros Voluntários de Peniche e da VMER.
"Ao chegar ao local constatou-se que a vítima já tinha sido assistida pelos elementos dos bombeiros que se encontravam no local", informou a AMN, acrescentando que o homem foi levado para Peniche e depois transportado para uma unidade hospitalar.
O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche tomou conta das duas ocorrências.
Leia Também: Criança auxiliada após sentir "dores no peito" no mar na Figueira da Foz