"As propostas apresentadas na presente edição traduzem o crescente envolvimento da comunidade na tomada de decisão", lê-se num comunicado da principal autarquia da Madeira, governada pelo PSD e liderada pela independente Cristina Pedra.
O município funchalense recorda que a iniciativa foi lançada em maio, tendo o processo de divulgação passado por 11 reuniões com estabelecimentos de ensino público, seis sessões de esclarecimentos, divulgação presencial e via correio eletrónico a cerca de 600 entidades, nomeadamente juntas de freguesia, associações de cariz cultural, social e desportivo, casas do povo, clubes desportivos e estabelecimentos de ensino.
Entre 15 de maio e 31 de julho "foram apresentadas um total de 71 propostas para melhoria da cidade do Funchal", indica o município, referindo que foram "batidos recordes" face à edição anterior.
Ainda segundo a Câmara do Funchal, foram entregues 10 propostas à categoria juvenil (+ 500% em comparação com o ano anterior), outras 14 propostas à categoria escolar (+50%), 43 propostas à categoria concelhia (+ 17%) e quatro à categoria sénior (menos 45%).
O processo passará agora para a fase de análise técnica pelos serviços competentes do município, que decorre a partir de hoje e até 07 de outubro.
"Durante este período, a equipa composta por técnicos municipais propõe-se analisar e avaliar todas as propostas submetidas ao OPF, tendo em consideração a viabilidade técnica e financeira, bem como o seu impacto nas respetivas áreas de atuação", acrescenta a autarquia.
Leia Também: Funchal. Três pessoas afetadas por incêndio há 2 meses continuam sem casa