Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Piloto já sabe de mortes. "Entrou no bloco a perguntar por essas pessoas"

Amigo do piloto envolvido no acidente no Douro deu conta das informações que lhe chegaram, nomeadamente sobre como o homem terá sobrevivido à queda da aeronave.

Piloto já sabe de mortes. "Entrou no bloco a perguntar por essas pessoas"
Notícias ao Minuto

23:01 - 30/08/24 por Notícias ao Minuto

País Douro

Albano Cunha, advogado e amigo do piloto que sobreviveu à queda do helicóptero no rio Douro, adiantou que na origem do acidente terá estado uma "falha técnica". Além disso, contou que o homem já sabe da morte de outros quatro ocupantes da aeronave e revelou o que se sabe sobre a forma como terá conseguido sobreviver. 

 

Em declarações na SIC Notícias, o amigo relatou as informações que lhe foram transmitidas pela família próxima do piloto, nomeadamente uma irmã que é enfermeira e está em contacto direto com este no hospital.

Albano Cunha adiantou que na origem do acidente terá estado uma "falha técnica do sistema de direcionamento do helicóptero, que ficou preso". Além disso, afirmou que existe, alegadamente, um vídeo que documenta a forma como a aeronave caiu e que "está já a ser analisado pelas autoridades".

Sobre as vítimas, o homem revelou que já foi transmitido ao piloto "o falecimento" das quatro pessoas, cujos corpos foram encontrados.

"Ele entrou no bloco a perguntar sempre por essas pessoas, a perguntar o que é que aconteceu e a equipa hospitalar decidiu transmitir-lhe, há momentos, o que teria acontecido. Ele está agora no recobro, foi operado, e estamos à espera da sua recuperação para podermos também falar diretamente com ele", disse.

Albano Cunha afirmou ainda que o piloto "conhece muito bem a zona" onde ocorreu o acidente, que é um "piloto muito experiente", desempenhando "há mais de 15 anos" estas funções. "É uma pessoa extremamente cuidadosa, muito rigorosa. É um profissional muito competente", sublinhou.

Sobre a forma como sobreviveu ao acidente, ao que tudo indica, "com o embate, a cadeira do piloto soltou-se e ele foi projetado". "Conseguiu dessa forma vir à tona do rio e ser resgatado com vida", contou o advogado. 

Recorde-se que fonte do Hospital de Vila Real havia confirmado à Lusa que o piloto "está estável", encontrando-se sob observação médica.

O helicóptero caiu no rio Douro pelas 12h50, próximo da localidade de Samodães, Lamego, transportando seis passageiros, nomeadamente o piloto e uma equipa de cinco de cinco militares da que regressava do combate a um incêndio no concelho de Baião.

O piloto da aeronave saiu pelos próprios meios e foi resgatado por uma embarcação de recreio, tendo sofrido escoriações nas pernas, segundo as autoridades.

Durante a tarde, foram localizados os corpos de quatro dos militares a bordo da aeronave. Há ainda outro militar desaparecido.

Leia Também: Buscas no rio Douro interrompidas até ao nascer do sol de sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório