A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, esta segunda-feira, que desarticulou um "grupo criminoso organizado" e deteve nove pessoas, que se dedicavam de "forma particularmente ativa à distribuição de significativas quantidades de produto estupefacientes na região da Grande Lisboa e na Ilha Terceira, nos Açores".
Em comunicado, a PJ referiu que a operação decorreu durante esta terça-feira, no âmbito de inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Franca de Xira.
No total, foram realizadas 28 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que culminaram na "apreensão de consideráveis quantidades de haxixe, dinheiro em numerário, automóveis, assim como diversos documentos e objetos com relevância para a prova dos factos em investigação".
Os nove detidos são cinco homens e quatro mulheres, com idades entre os 24 e os 45 anos. São residentes na Ilha Terceira e na região de Lisboa e alguns têm "laços familiares entre eles".
Os detidos serão presentes à autoridade judiciária competente, na terça-feira, para efeitos de primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coação.
Na nota, a PJ explicou que a operação contou com o apoio da Força Aérea Portuguesa, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia Marítima, a quem deixou uma "viva nota de agradecimento".
Leia Também: PJ detém em Melgaço suspeito de matar segurança de bar em Monção