Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 26º

Associação de Paralisia Cerebral em Oliveira do Conde evacuada

O polo de Oliveira do Conde da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV) foi evacuado e os utentes alojados em Carregal do Sal, sede do concelho, disse o presidente da Câmara Municipal.

Associação de Paralisia Cerebral em Oliveira do Conde evacuada
Notícias ao Minuto

11:16 - 17/09/24 por Lusa

País Incêndios

 

"Tivemos de evacuar a APCV de Oliveira do Conde e temos os utentes alojados no nosso Mercado de Ideias [no centro da vila]. São 18 utentes a que se juntaram mais 10 pessoas por uma questão de segurança", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino Ferraz.

Aquelas dez pessoas são também de Oliveira do Conde, localidade que "tem o incêndio com frentes ativas" e, também por isso, a povoação de Pinheiro "está a ser vigiada com mais atenção".

Segundo fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), os incêndios estão a obrigar ao corte ao trânsito de várias vias, como o Itinerário Complementar 12 (IC12) em Nelas, a A25 (autoestrada 25) em Mangualde e as estradas nacionais (EN) 231 e 329, em Nelas e Penalva do Castelo.

Pelas 10:30, o Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões mobilizava 347 operacionais, apoiados por 91 veículos e três meios aéreos, para o incêndio de Folhadal, Nelas, cujo alerta foi dado pelas 11:53 de segunda-feira.

Em Penalva do Castelo continua ativo o incêndio que deflagrou em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, pelas 00:15 de segunda-feira, que se propagou ao concelho vizinho de Mangualde, mobilizando 153 operacionais, 45 veículos e dois meios aéreos.

Também no distrito de Viseu, no concelho de Castro Daire, na freguesia de Mões, outro fogo, com início pelas 21:23 de segunda-feira, numa área de mato em Soutelo, mobilizava, igualmente pelas 10:30, 169 operacionais, apoiados por 44 veículos e seis meios aéreos.

Ainda no distrito de Viseu, no concelho de Vila Nova de Paiva, com início pelas 17:18 de segunda-feira, em Vila Cova à Coelheira, um incêndio em povoamento florestal envolvia no combate às chamas, à mesma hora, 73 operacionais com 19 veículos e um meio aéreo.

O incêndio em Mangualde provocou uma vítima mortal, durante a noite, por doença súbita, confirmou hoje à Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo fonte do Comando Sub-Regional Viseu Dão Lafões, a habitação não ardeu.

O incêndio em Nelas provocou até ao momento sete feridos, dois em estado grave.

Leia Também: Frentes começaram em Paços de Ferreira e evoluíram para Santo Tirso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório