A McDonald's Portugal está a oferecer refeições, nomeadamente McMenus, aos bombeiros portugueses. A oferta é válida para "operacionais que se encontrem em trânsito da sua missão", entre os dias 17 de setembro e 4 de outubro.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência a Proteção Civil (ANEPC), numa nota divulgada na terça-feira na rede social Facebook, a empresa de restauração quis "materializar o seu reconhecimento aos bombeiros".
"A iniciativa representa um ato de solidariedade e um reconhecimento público pela dedicação e espírito de sacrifício dos milhares de Bombeiros que, diariamente, defendem a floresta contra incêndios e garantem a segurança e proteção das populações", destaca a Proteção Civil.
Sublinhe-se que cinco pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Coimbra, Vila Real e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas. Anteriormente, as autoridades davam conta de sete vítimas mortais, mas esta quarta-feira a Proteção Civil explicou que não são contabilizados dois civis que morreram de doença súbita.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam 47.376 hectares.
O Governo já declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.
Leia Também: Fogos? Governo garante apoios "muito em breve" para habitação e emprego