Em comunicado, o estabelecimento de ensino superior adianta que a programação em Portugal de mais uma "noite de festa da ciência" pretende "surpreender e envolver o público em experiências imersivas de ciência e tecnologia".
As atividades vão realizar-se em nove localidades - Alcanena, Braga, Bragança, Estremoz, Lagos, Lisboa (Pavilhão do Conhecimento), Oeiras (marina), Porto (i 3S -Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, da Universidade do Porto) e Vila Nova de Foz Côa.
"Admirar as estrelas, participar em 'escape rooms', identificar rochas, crustáceos, bivalves e corais, passear de barco, voar como uma águia (...), degustar um menu com 'pegada reduzida' e criar uma orquestra de sons" são algumas das atividades previstas para os mais novos ou mais velhos, que poderão ainda conversar com investigadores.
Promovida e financiada pela Comissão Europeia, a iniciativa Noite Europeia dos Investigadores foi criada em 2005 com o objetivo de "aproximar cientistas e restante sociedade na última sexta-feira de setembro e assim partilhar um pouco o dia-a-dia de quem faz e produz conhecimento".
"Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools" é o lema para este ano do "maior evento de divulgação científica da Europa", assinalado em mais de 20 países.
Leia Também: Incêndios. Universidade do Porto cancela receção aos novos estudantes