Começou esta semana a ser julgado um português, de 74 anos, suspeito de, em 2022, assassinar um casal de vizinhos em Niederkorn, no Luxemburgo.
O homem, acusado de homicídio premeditado, tem estado a aguardar julgamento em prisão preventiva no Centro Prisional de Scharassig, e teve a primeira audiência, no Tribunal Distrital do Luxemburgo, na terça-feira.
Recorde-se que o crime foi cometido no dia 17 de outubro de 2022. As duas vítimas mortais são uma mulher de 62 anos e um homem, de 54, também português.
Em tribunal, o arguido, José Cerqueira, deu conta dos vários conflitos que existiam com as vítimas.
"Eu queria viver, mas eles não me deixavam", declarou, segundo cita o Luxemburger Wort. Antes do crime, recordou, acabou a decidir: "Ou são eles ou eu".
O homem alegou que, durante vários anos, foi provocado pelas vítimas, que chegaram a destruir os legumes que cultivava. Além disso, disse ainda que o casal tinha apontado uma câmara de vídeo para a sua casa e bloqueava, várias vezes, a sua garagem.
Segundo o português, a polícia foi chamada, várias vezes, mas nunca aconteceu nada.
A situação acabou por chegar ao ponto de o arguido e a mulher terem decidido vender a casa e mudar-se para Portugal.
Contudo, a mudança nunca aconteceu, uma vez que, naquela manhã de outubro, depois de a mulher sair para trabalhar, o português foi buscar a sua caçadeira e escondeu-a num caixote do lixo, à entrada da sua garagem, enquanto varria as escadas da entrada da sua moradia.
Quando os vizinhos saíram para a rua, agarrou na caçadeira e disparou.
O julgamento prossegue.
Leia Também: Português morre após colisão entre mota e carro no Luxemburgo