Vêm aí dias de chuva forte e persistente e de muito vento em Portugal continental, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMA) para a semana de 7 a 14 de outubro.
Numa nota divulgada esta sexta-feira, o IPMA refere que a "quantidade de precipitação acumulada" na próxima semana "será muito elevada, em especial no Noroeste do território, região que abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, e partes ocidentais dos distritos de Viseu e Vila Real".
As quantidades de precipitação acumuladas durante a semana "podem aproximar-se ou ultrapassar os valores médios do mês de outubro em vários locais das regiões a norte do Tejo". São esperados "períodos de precipitação forte e valores elevados de precipitação acumulada em períodos de 24 horas ou inferiores, da ordem de 100 mm no Noroeste do território".
O instituto destaca ainda que, na próxima semana, "o Atlântico Norte, entre a costa Leste dos Estados Unidos da América, Açores e Europa Ocidental" será afetado "por vastos sistemas depressionários, em que alguns dos núcleos depressionários serão ciclones tropicais, os localizados na proximidade dos Estados Unidos, ou ex- ciclones tropicais".
"A massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água, transportado no bordo sul dos sistemas depressionários em aproximação à Europa Ocidental e ao nosso território, irá originar precipitação persistente, por vezes forte, e vento forte com rajadas muito fortes", explica.
Em Portugal Continental, "prevê-se vento de sudoeste, temporariamente forte e com rajadas da ordem de 70 km/h no litoral Oeste, e de 90 km/h nas terras altas".
A temperatura do ar "estará próxima do normal para a época, com valores da temperatura máxima entre 20°C a 25 °C em grande parte do território, e um pouco superiores no Sueste do território".
O IPMA alerta que "haverá redução significativa da visibilidade devido à precipitação e à nebulosidade, em especial nas terras altas".
Leia Também: Quase 30ºC! Costa sul da ilha da Madeira sob aviso amarelo para o calor