O vereador daquele município do distrito de Vila Real Fernando Correia disse hoje à agência Lusa que a autarquia está a consultar o mercado para contratar uma empresa que disponha de maquinaria capaz de proceder à retirada da pedra de grandes dimensões, que, no sábado, desceu pelos socalcos e assustou a população de Barqueiros.
O autarca explicou que as propostas devem ser entregues na câmara até às 17h00 de terça-feira e salientou que o objetivo é proceder à adjudicação do serviço e à remoção do pedregulho ainda esta semana.
Segundo descreveu, a pedra acabou por embater numa habitação, provocando danos nas paredes, e numa garagem, derrubou postes de eletricidade, um fontanário público e, por causa do embate, provocou fissuras na EN 108, as quais já foram reparadas pelos serviços municipais.
Apesar dos danos, a casa não ficou inabitável.
Esta manhã, estiveram no local elementos da empresa E-Redes, que retiraram os postes derrubados e que vão proceder à sua substituição.
"E em termos de apoio às famílias, está o nosso gabinete de ação social a verificar a possibilidade de enquadramento num programa municipal que nós temos de apoio à habitação", adiantou ainda Fernando Correia.
O vereador disse que no dia em que a pedra redonda de cerca de 30 toneladas galgou pela encosta, no sábado, não chovia naquele território, associando esta queda a causas naturais.
Leia Também: Três arguidos condenados por abate de seis lobos na Peneda-Gerês