Prejuízos de incêndios em Sever do Vouga rondaram os 18 milhões de euros

O incêndio que afetou o concelho de Sever do Vouga em setembro causou prejuízos de 18 milhões de euros, sendo que mais de metade deste valor diz respeito à atividade empresarial, informou hoje aquela autarquia do distrito de Aveiro.

Notícia

© Diogo Baptista/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
07/10/2024 16:19 ‧ 07/10/2024 por Lusa

País

Incêndios

De acordo com o mapa de inventariação e valorização de danos e perdas decorrentes de fogos rurais de setembro de 2024 no município, enviado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o prejuízo total é de 18 milhões de euros.

 

Mais de metade deste valor, cerca de 10 milhões de euros, está relacionado com os danos sofridos pelas 26 empresas atingidas pelo fogo. Neste valor estão incluídos o custo de reposição e o valor estimado da perda de rendimento.

Ao nível das habitações, registaram-se danos em 19 casas e anexos, totalizando um prejuízo de cerca de 290 mil euros.

Na agricultura, foram contabilizadas perdas na ordem dos 2,5 milhões de euros, incluindo armazéns e outras construções, animais, culturas permanentes e temporárias e máquinas e equipamentos.

O incêndio, que consumiu uma área florestal de 4.500 hectares, causou ainda prejuízos de 4,45 milhões de euros em equipamentos e infraestruturas municipais e 345 mil euros em equipamentos e infraestruturas das freguesias.

Nos equipamentos de coletividades, Instituições Particulares de Solidariedade Social e entidades religiosas os danos rondam os 500 mil euros.

Leia Também: Marcelo e Montenegro visitam hoje áreas afetadas pelos incêndios

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas