Meteorologia

  • 09 OCTOBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 22º

Cerca de 175 mil pessoas estão sem eletricidade devido ao mau tempo

Cerca de 175 mil pessoas estavam às 11h45 sem eletricidade devido ao mau tempo que assola o país, sendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro os mais afetados, adiantou hoje a E-Redes.

Cerca de 175 mil pessoas estão sem eletricidade devido ao mau tempo
Notícias ao Minuto

09/10/24 12:50 ‧ Há 2 Horas por Lusa

País Mau tempo

Em comunicado, a empresa do grupo EDP referiu que às 11h45 já haviam sido resolvidas 55% das ocorrências registadas depois de, às 09h00, o número de clientes sem energia se cifrar nos 400 mil.

 

A principal causa das avarias tem sido quedas de árvores e projeção de ramos que têm danificado postes e condutores, explicou.

"Até esta altura, estão instalados no terreno 50 geradores para minimizar o impacto associado a estas avarias na rede elétrica", revelou a E-Redes.

A empresa salientou que a rede está mais estabilizada devido ao abrandamento da tempestade.

Mas, devido à gravidade dos danos, a reposição de energia será demorada, alertou.

A E-Redes revelou que no terreno estão cerca de 800 operacionais, tendo os constrangimentos causados na rede elétrica, devido à tempestade Kirk, começado a sentir-se às 05h00.

A empresa do grupo EDP, responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental em baixa, média e alta tensão, salientou ter ativado o Plano Operacional de Atuação em Crise às 21h00 de terça-feira, com todo o dispositivo operacional dedicado ao estado de alerta em vigor.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 09h00 de hoje 1.329 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

"A região Norte foi a mais afetada pelo mau tempo com 988 ocorrências, sendo que o maior número 415 foi registado na Área Metropolitana no Porto com muitas quedas de árvores devido à ação do vento", indicou o oficial de operações da ANEPC, José Miranda.

Leia Também: Mau tempo. Cávado com 111 ocorrências, Braga foi o concelho mais afetado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório