PJ ajuda FBI a deter CEO de empresa de criptomoedas em Cascais

As autoridades internacionais fizeram mais duas detenções ligadas a este caso, uma nos Estados Unidos e outra no Reino Unido.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
15/10/2024 11:50 ‧ 15/10/2024 por Notícias ao Minuto

País

Cascais

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira, a pedido do FBI, o líder de uma empresa de criptomoedas, suspeito de encabeçar uma organização criminosa que se dedicava à “manipulação generalizada nos mercados” em que a empresa atua.

 

Em paralelo, de acordo com a PJ, as autoridades internacionais fizeram mais duas detenções ligadas a este caso, uma nos Estados Unidos e outra no Reino Unido. Foram ainda apreendidos “mais de 25 milhões de dólares em criptomoedas e, ainda, vários ‘bots’ de negociação, responsáveis por milhões de dólares em transações de branqueamento de capitais”.

O ‘modus operandi’ dos criminosos passava pela criação de empresas com declarações falsas sobre criptomoedas e pela execução de negociações falsas com o objetivo de “criar a aparência de que seriam bons investimentos”.

Conseguiram assim, através desta tática, atrair novos investidores e compradores para a empresa, obtendo preços mais elevados de negociação dos ‘tokens’.

Além disso, os suspeitos são também acusados de ter vendido ‘tokens’ a preços “artificialmente inflacionados”, uma fraude conhecida como ‘pump and dump’.

Leia Também: EUA sancionam casa de câmbios de criptomoedas associada à Rússia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas