Pais de crianças com deficiência entregam petição para defender inclusão

Pais de crianças e jovens com deficiência vão entregar, na quinta-feira, uma petição na Assembleia da República para defender a inclusão efetiva dos filhos e um novo plano para a educação inclusiva.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
27/11/2024 14:07 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Inclusão

Na petição, que já conta com mais de 9.000 subscritores, o 'Movimento por uma Integração Efetiva' defende a revogação do regime jurídico da educação inclusiva e a criação de um novo plano de acompanhamento, monitorização e avaliação, e a responsabilização das entidades intervenientes.

 

Há cerca de duas semanas, o movimento, que representa um grupo de pais de crianças e jovens com deficiência, neurodivergência e surdez, juntou dezenas de pessoas em várias cidades, em concentrações para exigir mais recursos e apoio nas escolas para crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

Os pais contestam a desigualdade de direitos nas escolas, a formação insuficiente dos profissionais, a inadaptação do currículo às crianças e às suas especificidades e a falta de fiscalização e acompanhamento do regime jurídico da educação inclusiva.

Criticam também a falta de investimento na intervenção precoce no desenvolvimento das crianças, a falta de recursos e as desigualdades acrescidas entre escolas decorrentes da delegação de competências às autarquias.

Leia Também: Pais de crianças com deficiência concentram-se hoje pela inclusão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas