Nos últimos dois meses, novembro e dezembro, foram reportados perfis falsos do bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, do bispo de Beja, Fernando Paiva, e do patriarca Rui Valério, com o objetivo de roubar pessoas.
As contas criadas para esse fim surgiram, no caso dos bispos, na rede social Facebook, enquanto que o Patriarca de Lisboa viu o seu nome e fotos serem usados em várias redes sociais.
Estes perfis, cujo único objetivo era burlar as pessoas que interagissem, tinham, porém, alguns sinais de alerta.
A conta que se fazia passar pelo bispo de Coimbra tinha uma linguagem incorreta e com erros, enquanto que o perfil do patriarca Rui Valério contava apenas com 19 amigos.
Estas indicações são um claro sinal de que os perfis são falsos e, de forma a evitar cair nestas tentativas de fraude, deve ter em atenção alguns passos indispensáveis para perceber se a conta com que está a interagir é falsa.
A que deve estar atentos para identificar perfis falsos?
Cinco passos essenciais para tirar as dúvidas sobre a veracidade de um perfil são:
Verificar as fotos que o perfil publica - caso sejam genéricas podem, muitas vezes, ser retiradas da internet ou de um banco de imagens. Deve verificar, através de uma pesquisa reversa das fotos online, se existem em outros lugares. Se a resposta for positiva pode estar a ser vítima de burla.
O número de seguidores/amigos do perfil - Se a conta tiver um número muito baixo de seguidores, mas, no reverso da moeda, seguir um número elevado de contas, é provável ter encontrado um perfil fraudulento. No entanto, o oposto também pode ser preocupante e se a conta tiver um número muito elevado de seguidores sem qualquer explicação aparente pode também indicar que é falso.
Atividade do perfil - Confirme quando a conta foi criada e as interações que tem com outros perfis. Deve também ficar atento à quantidade de publicações e comentários, pois se forem compartilhadas publicações genéricas ou repetitivas é um sinal de alarme.
Informações inconsistentes - Atente às informações partilhadas pelo perfil como a localização, o histórico profissional e o percurso educacional. Confirme se estes dados fazem sentido, e se não têm lacunas ou detalhes vagos. Muitas das vezes, as informações dadas por estes perfis são escassas de forma a não serem facilmente identificados.
O conteúdo da conta - Para além da linguagem genérica, os perfis falsos podem conter vários erros gramaticais frequentes, ter uma linguagem pouco natural e remeter para links falsos. Deve avaliar bem este conteúdo.
Se após uma análise cuidada desconfiar que está perante um perfil falso, deve denunciar o mesmo na rede social.
Leia Também: Julgamento por esquema para lavar dinheiro começa em fevereiro no Porto