"A infraestrutura é de tal maneira completa, [...] parece-nos impressionante que isto esteja desocupado. Nós viemos ver para melhor decidir. Uma coisa é certa, uma infraestrutura com esta qualidade, com esta dimensão, não pode ficar sem aproveitamento", afirmou a ministra da Justiça, Rita Júdice.
Falando aos jornalistas durante uma visita ao antigo centro educativo, no concelho de Santa Cruz, a governante disse ter ficado surpreendida com a qualidade do espaço, referindo que só funcionou durante três anos, estando desocupado há dez.
"O aproveitamento que vamos dar vai depender agora de uma reflexão que faremos", disse, indicando que há várias hipóteses em cima da mesa, nomeadamente a instalação de uma comunidade terapêutica, uma reivindicação do Governo Regional da Madeira (PSD).
"É uma das hipóteses que iremos analisar, temos também algumas necessidades no âmbito dos projetos de reinserção. Talvez consigamos arranjar uma solução que possa responder às várias necessidades que sentimos", apontou.
O parlamento regional aprovou em outubro, por unanimidade, uma proposta do CDS-PP ao Governo da República visando a cedência à região do Centro Educativo no Santo da Serra, que representou um investimento de 10 ME e está desativado, para a instalação de uma comunidade terapêutica.
Rita Júdice termina hoje uma visita de dois dias à Região Autónoma da Madeira, durante a qual assinou contratos interadministrativos para realizar obras em tribunais e visitou um conjunto de entidades e organismos.
Um dos objetivos da visita, conforme indicou na segunda-feira, é conhecer a "real situação dos tribunais", de forma a definir conjuntamente "prioridades e caminhos a seguir".
Leia Também: Albuquerque será cabeça de lista do PSD em caso de eleições na Madeira