O Museu de Marinha assinalou, na quinta-feira, duas datas especiais: o quincentenário da morte de Vasco da Gama e do nascimento de Luís Vaz de Camões. Para o efeito, foi realizada uma celebração dedicada “aos Descobrimentos e à herança cultural de Portugal”.
O evento, que foi presidido pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, contou com a presença de várias entidades que destacaram “a importância histórica e cultural de Vasco da Gama e Luís de Camões, reforçando a memoria histórica coletiva sobre estes portugueses, que constituem referências do nosso passado como nação marítima e elementos fortes da nossa identidade nacional”, adiantou a Marinha Portuguesa, em comunicado.
A Banda da Armada ‘animou’ a ocasião com um repertório inspirado nos Descobrimentos Portugueses, tendo contado com a participação especial da solista soprano Alexandra Isabel Bernardo Pedro.
Além disso, o legado destas figuras históricas foi aprofundado pelas palestras ‘Vasco da Gama – A História e a Lenda’, levada a cabo pelo comandante Rocha e Abreu, e ‘Camões, a Índia e o Mosteiro dos Jerónimos: Três Âncoras do Romantismo Português’, da doutora Clara Moura Soares.
Foi ainda possível visitar uma exposição montada pelos alunos da Escola de Marinhas do Sal de Rio Maior, sobre a influência de Vasco da Gama e Luís de Camões.
Por fim, foi ainda inaugurada a sessão ‘A Astronomia n’Os Lusíadas: Legado de Vasco da Gama e Camões à Luz das Estrelas!’, no Planetário de Marinha, que “explora as referências astronómicas nos cantos V e X de Os Lusíadas”.
Esta sessão estará disponível gratuitamente durante o mês de dezembro e janeiro.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Marinha monitoriza navio russo nos Açores durante mais de 48 horas