Os quatro cidadãos estrangeiros com idades entre os 22 e os 36 anos que foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por estarem "fortemente indiciados pela prática de um crime de homicídio qualificado na forma tentada, com uso de arma branca", em Almeirim, no distrito de Santarém, ficaram sujeitos a prisão preventiva.
As detenções deram-se a 9 de dezembro, na sequência “do cumprimento de mandados de busca domiciliária e mandados de detenção fora de flagrante delito”, disse o Ministério Público, num comunicado divulgado esta segunda-feira.
O crime ocorreu na noite de 16 de março, em plena via pública, após “desentendimento por questões laborais”.
Os suspeitos, que se fizeram acompanhar por oito indivíduos cuja identidade não foi possível apurar, estavam munidos com uma faca com uma lâmina de 15 centímetros e “agarraram a vítima e desferiram-lhe um golpe nas costas, próximo do pescoço e coluna vertebral”.
Depois de a vítima cair no chão, os homens “ainda lhe desferiram um golpe na zona do peito”.
“Como consequência da atuação dos arguidos, a vítima, ao ser atingida a zona posterior do tórax no terço superior e coluna vertebral, sofreu lesões suscetíveis de lhe provocar a morte, o que apenas não aconteceu porque foi socorrida e transportada para o hospital, onde recebeu os cuidados adequados”, complementou.
A 12 de dezembro, ficou decidido que os homens ficariam em prisão preventiva.
As investigações prosseguem sob a direção da 2 Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém com a coadjuvação da PJ.
Leia Também: Idoso detido por posse ilegal de armas após ameaças em Santarém