Em comunicado, o MJ indica que a secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros, designou o atual vice-presidente do Conselho Diretivo do IRN Jorge Rodrigues da Ponte, para liderar este organismo, em regime de substituição.
Para as funções de vice-presidente foi indicada a atual diretora da Conservatória do Registo Civil de Lisboa, a Conservadora de Registo Cristina Mesquita, completando-se o Conselho Diretivo com Bruno Maia, atual vogal do IRN, que mantém as funções.
Segundo a nota, todos novos membros do Conselho Diretivo são nomeados em regime de substituição e em breve será dado início aos procedimentos concursais, para o recrutamento de dirigentes a designar em regime de definitividade, junto da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
A secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros, refere, citada na nota, que "a escolha de Jorge Rodrigues da Ponte assentou no conhecimento que tem da instituição, nas competências de gestão e na longa experiência nas áreas de tecnologia e inovação, essenciais para o bom funcionamento do IRN".
Quanto à escolha da conservadora Cristina Mesquita, Maria José Barros justifica com a "experiência e reputação que o seu curriculum bem espelha".
"Procurámos estes perfis por serem os adequados ao bom funcionamento do IRN e à concretização dos importantes projetos PRR em curso", refere a secretária de Estado.
Leia Também: IRN envia inquérito sobre Sobrinho para o MP. Em que ponto está o caso?