A Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Airbnb partilharam, esta quinta-feira, vários conselhos e dicas para evitar burlas durante as férias de Natal. Segundo a autoridade, nesta altura é "expectável a existência de condições para a ocorrência de determinadas tipologias criminais".
"Com o aumento das deslocações em família para férias de Natal fora da área de residência é expectável a existência de condições para a ocorrência de determinadas tipologias criminais, com especial destaque para os crimes contra o património em geral, nomeadamente burlas", lê-se num comunicado enviado às redações.
Assim, a PSP aconselha "vivamente os viajantes a terem ainda mais cuidado ao fazerem a suas reservas" e, caso suspeitem que estão a ser alvo de uma burla, "devem comunicar imediatamente o incidente em qualquer Esquadra de Polícia".
Deve também fornecer à polícia "informações completas, incluindo recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes associados a indivíduos que tentam enganar os cidadãos portugueses".
Fique a par do que fazer para evitar fraudes nestas férias de Natal:
Quando reservar as férias:
- Nunca clique em 'links' inesperados – "Aprenda a identificar e-mails, websites, mensagens de texto e publicações falsas nas redes sociais, pois os 'links' fraudulentos podem redirecioná-lo para um site falso que imita páginas com as quais já está familiarizado;
- Desconfie de ofertas demasiado baratas ou de pedidos de depósitos elevados – Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, pode tratar-se de um esquema fraudulento e é melhor terminar imediatamente toda a comunicação;
- Se possível, pague com cartão de crédito e evite transferências bancárias – O pagamento com cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor proteção e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro.
Ao utilizar o Airbnb:
- Reserve, pague e comunique sempre através da plataforma Airbnb –As reservas de estadias devem sempre ser feitas e pagas exclusivamente na plataforma para garantir segurança, políticas de reembolso e suporte da Airbnb. Se alguém pedir para usar canais fora da plataforma, deve denunciar o facto à Airbnb;
- Verifique o 'link' do site – Antes de pagar online ou fornecer informações confidenciais, use a aplicação da Airbnb ou aceda diretamente ao site oficial (www.airbnb.pt);
- Denuncie problemas de imediato –A equipa de Suporte à Comunidade da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar e, se achar que foi alvo de fraude, entre em contacto com o seu banco, pois podem conseguir ajudá-lo a recuperar o seu dinheiro.
Leia Também: PSP faz nova operação na Cova da Moura e no Bairro do Zambujal