O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou, esta sexta-feira, estar a acompanhar "com profundo pesar e plena empatia" a situação no estado da Califórnia, que está a ser assolado por grandes incêndios, e ofereceu a ajuda de Portugal.
"Acompanho com profundo pesar e plena empatia a devastação dos incêndios na Califórnia", começou por referir na rede social X.
"Com total solidariedade, Portugal pôs à disposição dos Estados Unidos os nossos meios humanos e técnicos de combate aos incêndios, na medida que possam ser úteis ao nosso aliado", acrescentou.
Acompanho com profundo pesar e plena empatia a devastação dos incêndios na Califórnia. Com total solidariedade, Portugal pôs à disposição dos Estados Unidos os nossos meios humanos e técnicos de combate aos incêndios, na medida que possam ser úteis ao nosso aliado.@POTUS…
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) January 10, 2025
Sublinhe-se que pelo menos dez pessoas morreram nos incêndios que estão a afetar a cidade de Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, desde terça-feira.
O incêndio num dos bairros mais ricos de Los Angeles já queimou mais de 70 quilómetros quadrados e mais de 5.300 habitações e outros edifícios, disse Crowley.
Um novo incêndio deflagrou a norte de Los Angeles na tarde de quinta-feira e levou as autoridades a ordenar a evacuação de milhares de habitações. Este incêndio junta-se aos cinco fogos ativos que têm afetado Los Angeles desde terça-feira, principalmente a costa do Pacífico e Santa Monica.
Leia Também: Detido suspeito de ter ateado novo incêndio em Los Angeles