O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, veio, este sábado, exprimir "a sua solidariedade" com os portugueses, na Califórnia, afetados pelos incêndios em Los Angeles.
Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa refere que "apoia as diligências em curso pelo Governo", com o intuito de ajudar estes indivíduos.
"Conhecendo-se agora, pela primeira vez, que há, infelizmente, portugueses entre os afetados pelos terríveis incêndios em Los Angeles, o Presidente da República exprime a sua solidariedade e apoia as diligências em curso pelo Governo, para ajuda a estes nossos compatriotas", pode ler-se na nota publicada.
Pelo menos duas famílias portuguesas foram afetadas pelos incêndios em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia. A informação foi avançada pela RTP, e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). A tutela confirma, ainda, que se trata de "duas famílias cujas casas terão ardido".
Questionado por jornalistas, na sexta-feira, sobre esta situação, o Presidente da República ressalvou que iria "tentar obter pormenores" sobre as famílias portuguesas envolvidas nos incêndios, entre sexta-feira e este sábado, mas sublinhou "sei que entidades, quer diplomáticas, quer consulares, estão em cima do acontecimento".
Os incêndios florestais destruíram mais de 12 mil habitações e, até ao momento, provocaram 11 mortes, nos Estados Unidos.
Leia Também: NBA adia dois jogos em Los Angeles devido a fortes incêndios