O governante falava à agência Lusa, na sexta-feira à noite, durante uma visita àquela cidade canadiana, no âmbito da sua deslocação ao país que decorre até domingo.
"Com a mensagem fundamentalmente de proximidade, esta é uma comunidade com grande dimensão, quer de London, quer de outras cidades vizinhas, e, portanto, o que nós vimos aqui garantir é que, na linha daquilo que já estamos a fazer desde há alguns meses, vamos estar próximos destas pessoas, ajudá-las a resolver os problemas essenciais", afirmou José Cesário.
O secretário de Estado sublinhou que a cônsul-geral de Portugal em Toronto e os funcionários do Consulado Geral têm vindo a realizar deslocações regulares à região para atender as necessidades dos portugueses de London e arredores: "A Sra. cônsul-geral e os nossos funcionários do Consulado Geral de Toronto já estão a deslocar-se aqui para irmos progressivamente resolvendo os problemas essenciais que as pessoas têm."
A visita a London incluiu um encontro com líderes comunitários numa padaria portuguesa, onde José Cesário esteve reunido com o padre Lúcio Couto, Tony Costa e outros lideres comunitários.
O padre Lúcio Couto, que liderou a paróquia de London durante 30 anos, destacou as dificuldades que a comunidade enfrenta no acesso aos serviços consulares em Toronto, como longos tempos de espera e custos elevados de deslocação.
"As presenças consulares são muito importantes. É importante ter as ideias, opiniões e sugestões de todos para resolver questões fundamentais como passaportes, registo de óbitos ou cidadania. Muitas vezes, as pessoas têm de viajar a Toronto e enfrentam problemas, como estacionamento caro, longas esperas ou falta de documentos, o que leva a atrasos ainda maiores. Por isso, estas deslocações do consulado são fundamentais", frisou.
Paulo da Ponte, presidente do Clube Português de London reforçou a importância do papel das presenças consulares para os emigrantes de London e outras localidades da região, como Strathroy, Cambridge ou Leamington, que muitas vezes enfrentam dificuldades para se deslocarem até Toronto. "É importante ter a comunidade aqui envolvida para falar com estas pessoas e resolver as suas questões. Muitas pessoas não conseguem fazer essa viagem a Toronto. Receber aqui o consulado é uma grande vantagem para a nossa comunidade e ajuda a aliviar muitos problemas."
O dirigente também abordou a necessidade de envolver mais as gerações mais jovens nas atividades comunitárias: "Um grande desafio é unir mais a nossa comunidade e manter este lugar vivo. Não importa se são jovens ou mais velhos, portugueses ou não. Precisamos de ideias e sugestões para manter as nossas tradições e esta casa viva."
O encontro terminou com um convívio no Clube Português de London, onde José Cesário elogiou o trabalho desenvolvido por esta associação ao longo de mais de 50 anos.
Atualmente, o clube dispõe de uma escola de futebol com mais de 100 jovens atletas, o Rancho Folclórico "Os Tradicionais", que está a ser reativado, e a Banda Lira do Espírito Santo, criada em 1975.
José Cesário destacou a relevância do clube na preservação da cultura portuguesa e no fortalecimento dos laços entre as comunidades.
"Estas associações são fundamentais para a nossa diáspora, não só para manter vivas as nossas tradições, mas também para promover a integração dos portugueses nas sociedades onde residem", afirmou.
O secretário de Estado reuniu-se ainda com Teresa Armstrong, deputada provincial pelo distrito de London-Fanshawe, eleita desde 2011, a primeira mulher lusodescendente a ser eleita no parlamento do Ontário.
A deputada destacou o trabalho conjunto com as autoridades portuguesas para melhorar o acesso dos emigrantes a serviços essenciais e ajudar a comunidade a enfrentar os desafios económicos.
"Há muitas pessoas em situações de rendimento fixo, como seniores, que me falam constantemente sobre o custo de vida elevado. Precisamos de trabalhar juntos para garantir que estas pessoas recebem o apoio necessário, seja no acesso a serviços ou em questões económicas", referiu Teresa Armstrong.
A deputada sublinhou a importância de estabelecer um esforço coordenado entre diferentes níveis de governo para apoiar a comunidade portuguesa: "Estamos a falar sobre formas de melhorar a comunicação entre as autoridades consulares e os serviços locais, como o Serviço Ontário, para garantir que ninguém fica sem os documentos ou o apoio de que precisa."
José Cesário garantiu que o Governo continuará a reforçar as presenças consulares em London e noutras regiões do Ontário.
A última deslocação consular a London ocorreu em outubro de 2024, e está prevista uma nova presença em abril deste ano.
"As presenças consulares são fundamentais para resolver os problemas essenciais. Vamos continuar a organizar estas deslocações para garantir que ninguém fica sem apoio", assegurou.
London é casa de uma comunidade portuguesa significativa, com 10.525 residentes de origem portuguesa registados no recenseamento de 2021, num total de 422.324 habitantes da cidade.
A visita de José Cesário ao Canadá incluiu ainda, em Toronto, a passagem pela Escola do First Portuguese Canadian Cultural Centre e a participação no jantar de gala do 25.º aniversário da Casa das Beiras.
O governante sublinhou que a proximidade com as comunidades portuguesas no estrangeiro continuará a ser uma prioridade: "Estamos aqui para ouvir, ajudar e resolver os problemas das nossas comunidades. É esse o nosso compromisso."
Leia Também: José Cesário lembra portugueses detidos no estrangeiro em mensagem natalícia