"<span class="news_bold">O MNE Paulo Rangel felicita Marco Rubio pela confirmação por parte do Senado americano", escreveu hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) na sua página oficial na rede social X.
"Vamos trabalhar de forma muito próxima com o novo secretário de Estado dos EUA em prol da prosperidade mútua, honrando a velha e sólida amizade dos nossos dois países", acrescentou, na mesma mensagem.
O senador republicano Marco Rubio tomou posse hoje como novo secretário de Estado norte-americano, assegurando que a nova administração dos Estados Unidos da América (EUA), liderada por Donald Trump, irá promover "a paz através da força" na arena internacional e irá defender os interesses nacionais.
O MNE @PauloRangel_pt felicita @MarcoRubio pela confirmação por parte do Senado americano. Vamos trabalhar de forma muito próxima com o novo Secretário de Estado dos EUA em prol da prosperidade mútua, honrando a velha e sólida amizade dos nossos dois países.
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) January 21, 2025
"Temos um presidente que deixou claro no seu discurso de tomada de posse que um dos principais objetivos da política externa norte-americana é promover a paz. A paz pela força, e sem abandonar os nossos valores", disse Rubio, após ter tomado posse como novo chefe da diplomacia dos EUA.
"Penso que é extraordinário que se trate de algo que precisa de ser dito e que não tem sido dito o suficiente nos últimos tempos", afirmou Rubio, que se tornou o primeiro membro da nova administração a prestar juramento após a aprovação do Senado (câmara alta do Congresso).
Marco Rubio explicou, durante as suas primeiras declarações como o novo secretário de Estado, que a política externa norte-americana deve ser orientada pelas respostas a uma destas três perguntas: "Torna-nos mais fortes? Torna-nos mais seguros? Torna-nos mais prósperos? Se não nos tornar num destes três aspetos, não o faremos", afirmou.
Donald Trump foi empossado na segunda-feira como o 47.º presidente dos Estados Unidos, numa cerimónia no Capitólio (sede do Congresso) em Washington, marcando o seu regresso para um segundo mandato na liderança da Casa Branca.
Leia Também: Novo chefe da diplomacia dos EUA promete "paz através da força"