A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no dia 19 de janeiro, na freguesia de Alcântara, em Lisboa, três homens, de 24, 49 e 52 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Em comunicado, esta terça-feira, a PSP escreve que os suspeitos se aperceberam da presença dos polícias e, "em comunhão de esforços, alertaram os demais membros da rede criminosa sobre a presença" policial. Posteriormente, "tentaram astuciosamente colocar-se em fuga apeada para o interior de um prédio habitacional, sendo que devido à célere atuação dos policiais foram intercetados já no interior daquele edifício".
Os detidos "atuavam junto do prédio onde foram intercetados, já conotado por este tipo de ilícitos". Um dos suspeitos estava na posse de 90.30 doses diárias de cocaína; 195.14 doses diárias de haxixe; 3.9 doses diárias de heroína; 1449,58 euros em numerário; um telemóvel e uma bolsa destinada ao acondicionamento e transporte das doses de estupefaciente.
A PSP destaca a "astúcia e o elevado nível de coordenação deste esquema ilícito, caracterizado por uma colaboração estruturada entre os suspeitos". "A atuação articulada sugere uma hierarquia bem definida e uma preparação meticulosa, na qual até mesmo a fuga é estrategicamente planeada para garantir a continuidade das atividades criminosas", lê-se em comunicado.
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos entre eles e proibição de frequentarem o local dos factos.
Leia Também: "Nervosismo" trama jovens com droga em fiscalização. Um deles tem 16 anos