É já a partir da próxima segunda-feira que os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos vão realizar provas-ensaio para testar o formato digital e identificar eventuais falhas antes das provas finais de 3.º ciclo e das provas ModA em maio e junho. No entanto, a Associação Nacional de Dirigentes Escolares e a Associação de Professores de Informática denunciaram que ainda há muitas escolas no país com vários computadores avariados.
"Há preocupações porque a equidade não estará garantida em algumas escolas. Também há preocupações porque as provas vão decorrer num tempo em que as aulas estão a decorrer em simultâneo, porque os kits informáticos que vão ser usados, genericamente, são os das escolas e ao mesmo tempo que as aulas estão a decorrer. São muitas preocupações", desabafou o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Manuel Pereira, à rádio Renascença.
O responsável afirmou que os professores estão "extremamente desgastados" e "já nem reclamam" do trabalho extra que recebem.
Já a presidente da Associação de Professores de Informática, Fernanda Ledesma, alertou que, em diversos estabelecimentos de ensino, as provas-ensaio vão ser feitas com equipamentos que os "professores tiveram de devolver em outubro".
De acordo com uma nota publicada na página do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), as provas-ensaio vão realizar-se entre os dias 10 e 28 de fevereiro.
Na primeira semana realizam-se as provas de Português, Português Língua Não Materna e Português Língua Segunda, na segunda semana as provas de História e Geografia de Portugal e de Inglês, seguindo-se as provas de Matemática, Estudo do Meio e Ciências.
As provas-ensaio, elaboradas pelo IAVE, são obrigatórias e terão a duração de 45 minutos. Apesar de não servirem para avaliação externa, as escolas poderão utilizar os resultados na avaliação interna dos alunos e, nesses casos, os resultados serão disponibilizados até ao final do mês de março.
As perguntas de escolha múltipla serão corrigidas de forma automática e as restantes - uma pergunta de construção por prova - serão classificadas por professores da disciplina, em regime de classificação solidária.
Leia Também: Stop anuncia greve em período de provas escolares em fevereiro