"Na última década, tem havido cada vez mais interesse em narrativas de não-ficção feitas em animação, conquistando um lugar importante em festivais [...]. Esta forma híbrida de contar histórias desperta um particular fascínio assim como um desejo de investigação, não só por quem estuda cinema como também por quem o produz, cria e vê", refere a organização deste festival, em comunicado.
Na programação que Bergamo dedica ao cinema de animação, este ano o foco estará centrado no documentário, com uma escolha que abrange mais de um século de produção cinematográfica.
Entre os filmes selecionados estão "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" (2019), de Regina Pessoa -- realizadora a quem Bergamo prestou homenagem em 2001 -, "Viagem a Cabo Verde" (2010), de José Miguel Ribeiro, e "Percebes" (2024), de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, todos em curta-metragem.
A história de "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" remete para a infância da realizadora e presta homenagem a um tio.
A narrativa apresenta um homem, numa rotina do dia-a-dia do trabalho, e uma menina a quem ensina a desenhar na parede junto à lareira, com um pedaço de madeira queimada. Num registo a preto e branco, em gravura animada, habitual no trabalho de Regina Pessoa, há apenas uma nota de cor, vermelha, a pontuar algumas cenas do filme.
"Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias", que aborda a idade adulta e que chegou a estar na corrida para os Óscares, sucede a três filmes com os quais a realizadora se debruçou sobre infância: "Noite" (1999), "História Trágica Com Final Feliz" (2005) e "Kali, O Pequeno Vampiro" (2012).
"Viagem a Cabo Verde" retrata uma viagem de dois meses por aquele arquipélago, "sem telemóvel ou relógio, sem programar antecipadamente e com o essencial às costas".
"O viajante descobre as montanhas, povoações, o mar, uma tartaruga, a música, as cabras, a bruma seca, os cabo-verdianos e acima de tudo uma parte essencial de si mesmo", lê-se na sinopse.
Tal como Regina Pessoa, José Miguel Ribeiro é um dos mais premiados realizadores da animação portuguesa, sendo autor, por exemplo, das curtas-metragens "A Suspeita" e "Passeio de Domingo" e da longa-metragem "Nayola".
"Percebes" foca-se no ciclo de vida, na apanha e consumo de percebes na costa algarvia, com depoimentos de pescadores e vendedores que falam sobre a relação com o mar, sobre turismo e sobre a descaracterização da paisagem urbana costeira.
O filme também esteve entre os finalistas para uma nomeação para os Óscares, já foi premiado em vários festivais, nomeadamente em Annecy (França).
Em 2024, o Encontro de Cinema de Bergamo dedicou um programa ao cinema de animação português, com uma retrospetiva de novas tendências e novas gerações de animadores.
A 43.ª edição do Encontro de Cinema de Bergamo decorrerá de 08 a 16 de março.
Leia Também: Festival de Cinema de Berlim arranca com prémio para atriz Tilda Swinton