Juntamente com o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, eleito pelo CDS, José Pedro Aguiar-Branco inaugurou uma exposição alusiva a este município do Alto Minho fundado em 1125, assistiu a um breve momento musical pelo violoncelista Diogo Penha e esteve numa degustação de produtos regionais do concelho.
Após ter inaugurado a exposição, José Pedro Aguiar-Branco, deputado do PSD eleito pelo círculo de Viana do Castelo, fez um breve discurso e disse ser "com muito orgulho" que lançou a iniciativa "Dia dos municípios" com o concelho de Ponte de Lima.
"Quando em outubro do ano passado foi lançado o projeto Parlamento Próximo, através do qual eu próprio tenho visitado vários municípios, acompanhado pelos deputados dos respetivos círculos eleitorais, pretendeu-se dar um passo mais no sentido de aproximar o parlamento dos eleitores, das autarquias, das forças vivas de cada um dos círculos eleitorais", referiu.
Segundo o presidente da Assembleia da República, essa iniciativa "tem conseguido com êxito essa proximidade".
"Mas hoje lançamos aqui a iniciativa dos municípios na Assembleia da República. Creio que estamos a aproximar o parlamento do território nacional e também a fazer com que o parlamento, que é a Casa da Democracia, seja igualmente do ponto de vista emocional considerado por todos os cidadãos como a sua casa", frisou o antigo ministro social-democrata.
Escutado pela conselheira de Estado Leonor Beleza e pelos restantes quatro deputados eleitos pelo círculo de Viana do Castelo (PSD, PS e Chega), José Pedro Aguiar-Branco defendeu ainda que é preciso abrir o espaço do parlamento para que os cidadãos sintam que este órgão de soberania "é verdadeiramente de todos".
"Por isso, queremos trazer à Assembleia da República também o melhor da economia e da cultura dos diferentes municípios, porque Portugal é isso, é o conjunto de todos os seus municípios. O interesse nacional é o conjunto dos interesses dos portugueses", acrescentou.
Numa sessão em que estiveram presentes os líderes parlamentares do CDS, Paulo Núncio, e do Chega, Pedro Pinto, assim como a "vice" da bancada socialista Marina Gonçalves, entre outros deputados, o presidente da Câmara de Ponte de Lima considerou que a receção no parlamento constituía "mais uma página dourada de um município que tem dado um contributo relevante para o desenvolvimento do país".
"Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal, anterior à fundação de Portugal", sustentou Vasco Ferraz, recebendo palmas de cerca de uma centena de cidadãos limianos que assistiram à sessão no parlamento.
Leia Também: Câmara de Ponte de Lima vai vender 29 animais por 1.560 euros