Poeiras do Saara estão de volta e concentração aumentará em dias de chuva

Para já, poeiras não apresentam concentrações elevadas. Aumento acontece a partir de quinta-feira.

Notícia

© Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Carmen Guilherme
08/04/2025 11:48 ‧ há 2 semanas por Carmen Guilherme

País

Poeiras

As poeiras provenientes do deserto do Saara estão de regresso a Portugal continental, confirmou o Notícias ao Minuto junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

 

Segundo o meteorologia do IPMA Bruno Café, o continente será afetado por uma nova vaga de poeiras, com um aumento de concentração nos dias 10 e 11 de abril, quinta e sexta-feira. 

Hoje, o impacto é muito baixo, mas, a partir de amanhã, quarta-feira, será possível começar a notar estas poeiras no ar, sobretudo na região Sul, embora em concentrações baixas.

Segundo o meteorologista, na quinta e sexta-feira há um aumento das concentrações, com as poeiras a estenderem-se a outras zonas do continente. 

Note-se que, neste dois dias, é também esperada alguma instabilidade atmosférica, estando previstos aguaceiros e trovoadas ocasionais, o que poderá resultar em chuva de lama. 

Olivier chega a Espanha, mas não afeta Portugal. Máximas de 28ºC hoje

Olivier chega a Espanha, mas não afeta Portugal. Máximas de 28ºC hoje

Depressão não vai ter efeitos direitos em território continental. Contudo, quinta e sexta-feira, estão previstos aguaceiros e trovoadas.

Notícias ao Minuto | 08:27 - 08/04/2025

É de realçar que, neste tipo de fenómenos, os especialistas recomendam que sejam evitados esforços prolongados, que seja limitada a atividade física ao ar livre e evitada a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Pela sua maior vulnerabilidade, as crianças e os idosos, assim como as pessoas com problemas crónicos respiratórios e os doentes do foro cardiovascular, além de cumprirem as recomendações gerais, devem, sempre que possível, permanecer no interior dos edifícios, preferencialmente com as janelas fechadas.

Leia Também: Olivier chega a Espanha, mas não afeta Portugal. Máximas de 28ºC hoje

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas