As poeiras provenientes do deserto do Saara estão de regresso a Portugal continental, confirmou o Notícias ao Minuto junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o meteorologia do IPMA Bruno Café, o continente será afetado por uma nova vaga de poeiras, com um aumento de concentração nos dias 10 e 11 de abril, quinta e sexta-feira.
Hoje, o impacto é muito baixo, mas, a partir de amanhã, quarta-feira, será possível começar a notar estas poeiras no ar, sobretudo na região Sul, embora em concentrações baixas.
Segundo o meteorologista, na quinta e sexta-feira há um aumento das concentrações, com as poeiras a estenderem-se a outras zonas do continente.
Note-se que, neste dois dias, é também esperada alguma instabilidade atmosférica, estando previstos aguaceiros e trovoadas ocasionais, o que poderá resultar em chuva de lama.
É de realçar que, neste tipo de fenómenos, os especialistas recomendam que sejam evitados esforços prolongados, que seja limitada a atividade física ao ar livre e evitada a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Pela sua maior vulnerabilidade, as crianças e os idosos, assim como as pessoas com problemas crónicos respiratórios e os doentes do foro cardiovascular, além de cumprirem as recomendações gerais, devem, sempre que possível, permanecer no interior dos edifícios, preferencialmente com as janelas fechadas.
Leia Também: Olivier chega a Espanha, mas não afeta Portugal. Máximas de 28ºC hoje