A Polícia de Segurança Pública (PSP) conseguiu localizar a "residência e dados familiares" de uma idosa de 78 anos, que estava "desorientada" e sem se "recordar da morada", em Lisboa, através da pulseira 'Estou Aqui Adultos'.
Em comunicado, enviado às redações esta quarta-feira, a PSP indicou que o incidente ocorreu pelas 17h20 do passado dia 31 de março, quando a mulher "foi conduzida à Esquadra – Baixa-Pombalina por um funcionário do Terminal Fluvial de Sul e Sueste".
A idosa estava "desorientada" e sem se "recordar da morada da sua residência", mas os agentes verificaram que usava a pulseira 'Estou Aqui Adultos', "o que permitiu identificar a sua morada e o contacto de emergência".
Os polícias procederam ao seu acompanhamento até casa, onde foi entregue ao cuidado do neto.
Segundo o site estouaquiadultos.mai.gov.pt, a pulseira 'Estou Aqui Adultos' tem como objetivo "garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública", promovendo assim o "reencontro célere com o familiar ou conhecido, previamente indicado".
As pulseiras "são dirigidas a pessoas que, em função da idade ou patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes, ainda que momentaneamente, na via pública".
Leia Também: Morreram 757 idosos sozinhos em casa nos centros urbanos em três anos