O Ministério da Saúde alertou, esta quarta-feira, para um esquema de phishing que está a chegar a vários utentes através de mensagens.
"A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alerta para a comunicação fraudulenta de SMS em nome do Serviço Nacional de Saúde, referindo a necessidade de atualizar registo, via computador, para não perder acesso aos cuidados de saúde do SNS, a partir do dia 10 de abril de 2025", lê-se numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
Segundos estes responsáveis, estas mensagens representam um esquema "através do qual um ator desconhecido pretende induzir os destinatários a abrir links que remetem para páginas fraudulentas na internet, totalmente alheias ao SNS, que visam obter dados pessoais."
Fraude: se receber uma SMS em nome de Saúde SNS, para atualização de dados, não abra o link e elimine a mensagem. Este link pode também executar vírus no seu computador. Esta situação já foi denunciada às autoridades.
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) April 9, 2025
Reporte sempre burlas ou fraudes às autoridades competentes. pic.twitter.com/L00H72YSw4
Ainda de acordo com o SPMS, o link pode levar anda à "execução de vírus no computador" e a situação já foi entregue às entidades competentes, que estão a ser efetuadas diligências.
"Se se deparar com mensagens semelhantes a esta, não aceda ao link e apague a SMS. Em caso de suspeita de tentativa de fraude, os cidadãos deverão reportar às autoridades policiais", avisam os responsáveis.
Leia Também: Recebeu uma SMS de Macron? Não responda. Palácio do Eliseu faz alerta