PCP questiona Governo sobre "obras imprescindíveis" para pescadores de Esposende

O PCP questionou a ministra da Agricultura e do Mar sobre o timing das obras de desassoreamento do canal de navegabilidade e construção da barra de Esposende, consideradas “imprescindíveis para a sobrevivência” da comunidade piscatória do concelho.

Notícia

©

Lusa
18/03/2013 12:32 ‧ 18/03/2013 por Lusa

País

Partidos

Em requerimento dirigido a Assunção Cristas, os deputados comunistas Carla Cruz e João Ramos sublinham que aquelas obras são reclamadas “há muitos anos” pelos pescadores de Esposende.

As obras incluem a drenagem de lodos acumulados na marina, uma intervenção que é “urgente”, não só por razões de saúde pública mas também para permitir a entrada e saída de embarcações de pesca e de recreio nas horas de maré baixa.

Aqueles deputados dizem que, de acordo com o que lhes foi transmitido pela Associação de Pescadores de Esposende, o secretário de Estado do Mar terá informado, em Outubro de 2012, que o início das obras estava previsto para Junho de 2013.

Na ocasião, o governante terá ainda remetido para o mês seguinte esclarecimentos mais detalhados sobre a intervenção, mas que entretanto ainda não chegaram.

“Recentemente, aquando da audição parlamentar da equipa do ministério na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, o senhor secretário de Estado do Mar elencou os locais em que estavam a ser avaliadas possíveis intervenções, mas não foi feita qualquer referência a Esposende”, refere o requerimento do PCP.

Assim, o PCP pede à ministra Assunção Cristas que esclareça se as obras vão mesmo avançar em Junho de 2013 e, em caso afirmativo, qual a verba disponibilizada e qual o prazo de execução.

Pergunta ainda se reconhece que a presença de lodos “pode interferir negativamente na saúde” dos habitantes de Esposende e de todos aqueles que visitam o concelho e se reconhece a urgência de proceder à sua drenagem.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas