Sócrates pagou para serem publicadas notícias a seu favor? Defesa nega
João Araújo diz que vai proceder judicialmente contra "todos os responsáveis" de notícia.
© Global Imagens
País João Araújo
O advogado de José Sócrates denunciou as alegações feitas pelo semanário Sol este sábado, que acusa o antigo primeiro-ministro de ter pagado ao autor de um blog para publicar notícias a seu favor.
Numa nota às redações, a que a RTP faz referência, o advogado de José Sócrates, João Araújo, denunciou e rejeitou tais alegações. "Os factos da notícia são absurdos e inteiramente falsos e correspondem apenas a injuriosas e difamatórias especulações da investigação e do Ministério Público", refere a nota enviada por João Araújo.
"Desde logo, e conforme está há muito demonstrado no inquérito, o Eng. José Sócrates não é dono de qualquer dinheiro ou de quaisquer bens do Eng. Carlos Santos Silva ou das suas empresas e participações sociais ou financeiras", sustenta.
Sobre o blog referido na notícia, o advogado alega que Sócrates "apenas conheceu um dos seus autores em finais de 2012 e nunca lhe pagou nem para ele obteve qualquer remuneração". Considerando tratar-se de um caso de violação de segredo de Justiça, João Araújo antecipa que vai requerer a abertura de novo inquérito crime "contra todos os responsáveis, e promover os demais procedimentos judiciais que cabem ao caso".
Na mesma nota, a defesa de José Sócrates não poupa nas críticas a todo o processo que envolve Sócrates e acusa o Ministério Público de manter "aberto o inquérito crime conhecido por Operação Marquês apenas para continuar a alimentar calúnias pessoais e políticas contra o Eng. José Sócrates."
"Este inquérito e esta investigação parecem, na verdade, ter abandonado qualquer esforço de procura da verdade, preferindo a especulação mesquinha em torno de mexericos políticos que vão inventando e alimentando", critica ainda.
Recorde-se que, este sábado, o Sol noticiou que José Sócrates pagava uma avença mensal a um bloguer para veicular opiniões favoráveis a si, ao PS e ao ser governo. Os pagamentos seriam, alegadamente, Rui Mão de Ferro, sócio de Carlos Santos Silva.
António Peixoto escrevia sob o pseudónimo Miguel Abrantes no blogue Câmara Corporativa, indica o semanário.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com