De acordo com o representante da ASPEA em Viseu, Jorge Loureiro, a ação de reflorestação, no âmbito do projeto "Planta Bosques", irá decorrer no dia 18 na Sernada, freguesia de Santos Evos.
"Esta é a terceira iniciativa do género que decorre no distrito de Viseu. Ao todo, teremos cerca de 13 mil árvores plantadas nos últimos três anos no distrito de Viseu", informou.
Castanheiros, sobreiros e azinheiras compõem as quatro mil árvores disponíveis para plantação pela mão de cerca de 100 voluntários portugueses e 50 espanhóis.
"Pelo menos uma vez por ano os nossos parceiros espanhóis [Asociación para la Defensa de la Naturaleza y los Recursos de Extremadura] fazem uma ação connosco em Portugal, comparecendo com cerca de 50 voluntários e com as árvores para plantar. A nós compete-nos arranjar o parceiro local que receba as árvores, pois fazemos a reflorestação em zona pública", esclareceu.
O responsável da ASPEA em Viseu revelou ainda que terá lugar no final de maio ou início de junho uma ação de limpeza e manutenção na zona de Santiago Besteiros, no Caramulo, onde foram plantadas cerca de nove mil árvores em 2015 e 2016.
O projeto Planta Bosques conta com cerca de 14 anos de atividade e muitas ações realizadas entre Espanha e Portugal.
Entre 2004 e 2016, o Planta Bosques contou com mais de 11 mil voluntários que plantaram mais de 295 mil árvores.