Rui Tavares não comenta as declarações de Joacine Katar Moreira que, ao Notícias ao Minuto, disse estar a ser alvo de um “golpe” por parte do Grupo de Contacto (direção) do partido, deixando o aviso de que “não é descartável”.
Em reação, o fundador do partido explicou, numa mensagem ao Notícias ao Minuto, que a Assembleia do partido “pediu a todos que se abstivessem de novas declarações enquanto houver órgãos a deliberar, no caso o Conselho de Jurisdição”.
“Eu, pelo menos, respeito esse embargo”, rematou Rui Tavares.
Joacine Katar Moreira e o Livre estão em rota de colisão depois da polémica relacionada com a abstenção da deputada no voto de condenação à nova ofensiva na Faixa de Gaza, na sexta-feira passada.
No sábado de manhã, o partido emitiu um comunicado a demarcar-se do sentido de voto de Joacine. A deputada, que havia prometido esclarecer a situação no domingo, dia em que a Assembleia do partido se reuniu, acabou por fazê-lo ainda no sábado, justificando a abstenção com dificuldades de comunicação com o partido.
Depois da Assembleia, o partido manteve a confiança na sua deputada, tendo, no entanto, decidido levar o caso a Conselho de Jurisdição. Segundo Joacine, tal decisão foi tomada depois de esta ter abandonado a reunião por força de outro compromisso.