"Desejo um Santo Natal para toda a família e que o ano 2020 possa trazer paz, alegria, saúde e muita, muita esperança". Foi com esta curta mensagem de Boas Festas que Assunção Cristas regressou, esta segunda-feira, ao Facebook.
A última publicação que a presidente dos centristas tinha colocado na rede social datava do dia 10 de outubro, quatro dias depois da derrota do partido nas eleições legislativas, onde o CDS teve 4,4% dos votos e passou de 18 para cinco deputados. Assunção Cristas, recorde-se, fez, na mesma noite, o anúncio de que sairia da liderança.
Numa breve comunicação aos jornalistas a partir do largo do Caldas, em Lisboa, Cristas começou por felicitar António Costa pela vitória para de seguida "assumir o resultado com humildade democrática".
"Perante este resultado pedirei a convocação do Conselho Nacional com vista à realização de um congresso antecipado. Dei o meu melhor durante quatro anos, mas em face dos resultado tomei a decisão de não me recandidatar", acrescentou na altura.
Há cinco candidatos à sucessão de Cristas. Carlos Meira, ex-líder da concelhia de Viana do Castelo, João Almeida, deputado e ex-líder parlamentar, Filipe Lobo D'Ávila, do 'Juntos pelo Futuro', Francisco Rodrigues dos Santos, ex-líder da Juventude Popular e Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento.
O congresso para eleger uma nova liderança do partido está agendado para 25 e 26 janeiro de 2020, em Aveiro.