Líder do CDS ataca sondagem: "Erros repetidos deixam de ser apenas erros"

Francisco Rodrigues dos Santos disse que vai instar a ERC a "tomar medidas que se impõem para regular os procedimentos das empresas de sondagens" para "evitar truques e palhaçadas".

Notícia

© Isabel Santiago Henriques

Sílvia Abreu
03/01/2021 22:47 ‧ 03/01/2021 por Sílvia Abreu

Política

CDS

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou este domingo que vai fazer queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC), na sequência da publicação de uma sondagem da Aximage em alguns meios de comunicação, que atribuiu 0,3% das intenções de voto aos centristas.

"A Aximage decidiu antecipar o Carnaval e começou hoje a ensaiar umas palhaçadas. Publicou uma sondagem de alfaiate, feita à medida de quem manda, na qual dá o PS a subir - apesar dos recentes escândalos - e o CDS, que os tem denunciado, a descer para os 0,3%", começou por explicar o líder do CDS, que de seguida versou sobre quem é o diretor da empresa.

"A Aximage devia ter corado de vergonha quando se descobriu que o seu Director Técnico, ex-Secretário de Estado de Sócrates e conselheiro de Luís Filipe Vieira, dirigiu uma sondagem esmagadora para o ajudar a ganhar as eleições, que as urnas também desmentiram", pode ler-se na publicação.

"Anunciar a morte do CDS-PP até pode ser um desporto que agrade a alguns, a avaliar pelos praticantes da modalidade nos últimos 46 anos", continua Francisco Rodrigues dos Santos, referindo que as eleições nos Açores desmentiram essa morte e contrariam todas as sondagens.

"Os erros repetidos sistematicamente contra o CDS deixam de ser apenas erros: são má fé ou incompetência", acusa o líder centrista, referindo que vai instar a ERC a "tomar medidas que se impõem para regular os procedimentos das empresas de sondagens", para evitar "truques, falta de rigor técnico e palhaçadas".

A reação de Francisco Rodrigues dos Santos surge um dia depois da do líder do PSD, Rui Rio, que também questionou a veracidade das sondagens. "Hoje, sob a direção de Almeida Ribeiro, o JN publica um fantástico barómetro que “barómetra” 53% para Costa e 19% para Rio. Absolutamente esmagador!", escreveu no Twitter.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas