Depois de ter chamado "gorda fura filas" à autarca de Portimão, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, referiu-se a Daniel Oliveira recorrendo à palavra "esterco". Em causa, a crónica publicada no Expresso 'O que Ana Rita Cavaco ouviu dizer e as duas faces da mesma incivilidade'.
Na reação, que entretanto apagou, Ana Rita Cavaco escreveu:
"O Daniel Oliveira e outros como ele não passam de um esterco. Um esterco que fala de mim para ter palco e nunca ganhou umas eleições na vida. Pois eu já, duas vezes. A última com maior votação de sempre. E não existem sobras de vacinas seu esterco. Defensor de fura filas. Aprende a não falares do que não sabes, não é a tua área. A tua área é mais vigarices com graus académicos. Eu sou mestre, tu não, cumprimentos ao teu Pai".
A publicação de Ana Rita Cavaco motivou inclusive uma reação da líder da bancada parlamentar do PS que, no Twitter, considerou que a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros "não dignifica a sua profissão". "O recurso à má educação, à difamação, ao insulto, ao contrário do que pensa, não a dignificam. Diz muito da mesquinhez, da indecência e da má educação desta senhora! É isto! Pobreza de espírito!", rematou.
A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros não dignifica a sua profissão. O recurso à má educação, à difamação, ao insulto, ao contrário do que pensa, não a dignificam. Diz muito da mesquinhez, da indecência e da má educação desta senhora!
— Ana Catarina Mendes (@acmendes73) February 7, 2021
É isto! Pobreza de espírito!
A polémica começou, recorde-se, quando Ana Rita Cavaco escreveu no Facebook, a 2 de fevereiro, referindo-se à autarca de Portimão, Isilda Gomes, que alegadamente foi indevidamente vacinada contra a Covid-19: "A gorda fura filas. Malvada a hora [em] que nasci magra".
Paralelamente, a Bastonária acusou também Jorge Botelho, secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, e a mulher Margarida Flores de "fura filas e chicos espertos". Comentário que levou Jorge Botelho a apresentar uma queixa por difamação contra Ana Rita Cavaco.
Leia Também: "Fura filas?" Secretário de Estado processa bastonária dos Enfermeiros