"O nosso objetivo é ganhar" a presidência desta câmara municipal, onde "o PS está [à frente] há 45 anos", afirmou a candidata dos social-democratas ao Município de Reguengos de Monsaraz, em declarações à agência Lusa.
Marta Prates considerou que o PS tem feito nesta autarquia alentejana "governações sucessivas a olhar para dentro e a não deixar que as pessoas tenham liberdade para ter uma participação cívica".
O nome da cabeça-de-lista do PSD a Reguengos de Monsaraz foi anunciado pelo presidente do partido, Rui Rio, em conferência de imprensa, no dia 12 deste mês.
"Há muitas formas de governar, mas a nossa será diferente" daquela que é a atual governação socialista, argumentou Marta Prates, prometendo "construir um concelho virado para o futuro e para as pessoas".
A candidata disse querer dar prioridade à resolução dos problemas relacionados com o despovoamento e envelhecimento da população, com a criação de "políticas de forma integrada" para cativar mais pessoas para o concelho.
"Queremos um concelho em que as pessoas que cá estão queiram continuar a estar cá" e que possamos "atrair famílias de fora", sublinhou.
Psicóloga de profissão, Marta Sofia da Silva Chilrito Prates, de 48 anos, natural de Évora e residente em Reguengos de Monsaraz, é licenciada em Psicologia, com pós-graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais.
Nas anteriores eleições autárquicas, em 2017, a agora cabeça-de-lista do PSD foi o segundo nome da lista do partido "laranja" a esta mesma câmara municipal, mas não conseguiu ser eleita.
Porém, em janeiro de 2018, Marta Prates, independente, assumiu o lugar de vereadora do PSD no município, após a renúncia ao cargo de Elsa Bento, que tinha liderado a candidatura social-democrata.
A candidatura de Marta Prates é a primeira a ser à Câmara de Reguengos de Monsaraz para as próximas autárquicas.
O autarca socialista de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, cumpre o terceiro mandato consecutivo na presidência da câmara municipal e não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos.
O atual executivo municipal é composto por quatro eleitos do PS e um do PSD.
Leia Também: Autárquicas: PSD aprova ex-selecionador António Oliveira para Gaia