No programa 'Prova dos Factos' da RTP, Mariana Mortágua comentou as ligações de empresários russos a Portugal e defendeu que “têm que ser investigadas”.
Esclareceu que “há muito para investigar ainda”, contudo abrir estes processos, nas palavras da deputada, não significa que cada um dos empresários “esteja diretamente a financiar Putin, o que quer dizer é que existem empresários em Portugal que têm percursos políticos, económicos que os colocam na oligarquia russa e numa oligarquia política e economicamente próxima do regime russo”.
Mariana Mortágua destacou, porém, a relação entre Marco Galinha, dono Global Media, e Mark Leivikov, um dos homens mais ricos da Rússia, que detinha, até 2019, empresas ligadas ao turismo e imobiliário em Portugal. É conhecido por ter financiado o partido de Putin e é acusado de ter deixado um rasto de fraudes milionárias.
No programa Prova dos Factos, da @RTP1, @MRMortagua destapou as ligações do Marco Galinha ao oligarca russo Mark Leivikov, um dos homens mais ricos da Rússia. Financiou o partido de Putin e é acusado de ter deixado um rasto de fraudes milionárias. https://t.co/01SgadCgGx
— Bloco de Esquerda (@BlocoDeEsquerda) March 7, 2022
Leia Também: PSD. "A União Europeia vai ter de suportar enormes custos da guerra"