Numa reação aos nomes que vão integrar o novo Governo de António Costa, Paula Santos, líder parlamentar do PCP, fez uma declaração, esta quinta-feira, a partir da Assembleia da República, onde considerou que "independentemente da apreciação que possa ser feita em relação a cada um dos membros" o que "é mais relevante é saber que política é que será executada".
"Há um conjunto de problemas que afetam os trabalhadores, que afeta o povo, o país, que não têm tido resposta" até ao momento e que a "exigem". Como exemplos, a comunista falou na "necessidade do aumento dos salários, da valorização das pensões" para "por fim a uma política que tem afetado trabalhadores e reformados", assim como "na necessidade de travar a subida de preços".
Em particular, Paula Santos falou no caso da alimentação, onde há a "necessidade de regular esses preços e de definir preços máximos para que sejam acessíveis à população".
Outro dos pontos abordados foi a necessidade de assegurar o direito ao Serviço Nacional de Saúde e à Habitação, destacando que há membros "que irão integrar o futuro Governo que já tiveram responsabilidades políticas no passado e que não deram a resposta", o que, diz "não parece um bom indicador".
Para o PCP, na atual conjuntura, "são indispensáveis medidas para salvar o Serviço Nacional de Saúde, garantindo que todos têm médico e enfermeiro de família, que o acesso às consultas, tratamentos e cirurgias ocorre a tempo e horas". "Importa igualmente assegurar o direito à habitação. Um conjunto de problemas que exigem respostas e soluções concretas", completou.
Confira os nomes do novo Executivo:
- Ministério da Presidência – Mariana Vieira da Silva
- Ministério dos Negócios Estrangeiros – João Gomes Cravinho
- Ministério da Defesa Nacional – Helena Carreiras
- Ministério da Administração Interna – José Luís Carneiro
- Ministério da Justiça – Catarina Sarmento e Castro
- Ministério das Finanças – Fernando Medina
- Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares – Ana Catarina Mendes
- Ministério da Economia e do Mar – António Costa e Silva
- Ministério da Cultura – Pedro Adão e Silva
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Elvira Fortunato
- Ministério da Educação – João Costa
- Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – Ana Mendes Godinho
- Ministério da Saúde – Marta Temido
- Ministério do Ambiente e Ação Climática – Duarte Cordeiro
- Ministério das Infraestruturas e Habitação – Pedro Nuno Santos
- Ministério da Coesão Territorial – Ana Abrunhosa
- Ministério da Agricultura e da Alimentação – Maria do Céu Antunes
A tomada de posse dos novos ministros deverá acontecer na próxima semana, na tarde de dia 30 de março, conforme já tinha adiantado Marcelo Rebelo de Sousa.
Leia Também: Entradas, saídas e mexidas. Quem é quem no novo Governo de António Costa?