PAN vota contra moção de rejeição do Chega ao programa de Governo

"As moções que o país precisa não passam por show-offs populistas que não encontram resposta em forças políticas antidemocráticas", justificou Inês de Sousa Real.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
08/04/2022 15:44 ‧ 08/04/2022 por Notícias ao Minuto

Política

Governo

O Partido Animais-Pessoas-Natureza (PAN) vai votar contra a moção de rejeição do programa de Governo apresentada pelo Chega, por considerar que a iniciativa não passa de um 'show-off' populista que não resolve os problemas do país.

"Quanto à moção de rejeição do Chega o PAN desde já anuncia que irá votar contra", afirmou a porta-voz do partido. "As moções que o país precisa não passam por show-offs populistas que não encontram resposta em forças políticas antidemocráticas e que não respeitam a igualdade plena entre todos sem exceção."

Inês de Sousa Real antecipou que, nesta legislatura, o país sabe com o que pode contar da parte do PAN: "Uma agenda verde, ambientalista, progressista, feminista, animalista e fortemente comprometida com os direitos humanos".

"Uma voz dialogante, sem deixar de ser oposição. Contará com uma voz que seja um lugar de defesa para todas as causas", rematou.

No início da semana, o Chega anunciou que iria apresentar uma moção de rejeição do programa do Governo por considerar que o documento do executivo é "propaganda eleitoral" e o "mais vago dos últimos 25 anos", anunciou o líder do partido.

Para que uma moção de rejeição ao programa do Governo seja aprovada, é necessária uma "maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções", ou seja 116 deputados, de acordo com a Constituição da República.

No entanto, nesta legislatura o PS conquistou a maioria absoluta e elegeu 120 deputados, pelo que a moção será rejeitada.

O PSD também já anunciou que vai abster-se nesta proposta do Chega, enquanto BE, Livre e PAN vão votar contra e o PCP adiantou apenas que não acompanhará esta iniciativa.

Leia Também: Livre vai votar contra moção de rejeição do programa de Governo do Chega

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas